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Scratch - O Pinguim adora Rosquinha



Encontrei um material de Scratch e adaptei para as crianças brincarem.

O Lucas escolheu o ator Pinguim para saborear uma deliciosa rosquinha. E nhac, nhac!

Os atores no palco

Era uma vez um pinguim e uma rosquinha

Ensinando nossas crianças - Espaço mamãe 👩

Para criar esta pequena animação basta entrar no site do Scratch e clicar no botão "Criar". 
Simples! (^ ^)

Agora é só seguir o passo a passo do material que adaptei.

O Pinguim adora Rosquinha

O pequeno pinguim gosta muito de comer rosquinha. Hoje ele entrou no mundo do Scratch e encontrou uma deliciosa rosquinha na frente dele. Você pode ajudar o pinguim a comer essa rosquinha? Vamos, ajude o pinguim!

Instrução:

a) Escolha um Novo Ator na Biblioteca de Atores. Os atores são classificados em diferentes tipos e você pode escolher o ator desejado de acordo com a sua história.

Com clique duplo selecione o pinguim e a rosquinha:


b) O Palco é a arena onde os atores se movem e agem. Você pode adicionar um pano de fundo no palco para tornar sua história mais interessante e real.

Com clique duplo selecione o palco:


c) Sistema de Coordenadas:

Cada ator tem sua própria posição no palco. Para movê-los, precisamos primeiro nos familiarizar com o sistema de coordenadas do palco.


A coordenada central do palco situa-se em (0,0), com a direção horizontal como eixo X e direção vertical como Y.

Dividida pela coordenada central, a parte direita do eixo X é o eixo X positivo (+) e a parte esquerda, eixo negativo X (-);

A parte superior do eixo Y dividida pela coordenada central é o eixo Y positivo e a parte inferior, eixo Y negativo. 

Conhecer os sistemas de coordenadas é o passo essencial para operar a posição de todos os atores no palco.


Neste programa, o pinguim quer comer a rosquinha. Para o programa começar, pressione a bandeirinha e o pinguim se moverá em direção à rosquinha. Tocará um som quando o pinguim pegar a rosquinha.

Cada ator (pinguim e rosquinha) terá uma programação.

Programação para a Rosquinha

Programação para o Pinguim

Enquanto estava eu tentando adivinhar a posição da rosquinha, o Henrique rapidamente viu no canto direito da tela o valor de X e Y e escreveu no bloco "Deslize".

Essas crianças são ligeiras! (^ ^;)

Adaptação do material: Kids maker rocks with the robots.


Uma ótima brincadeira!

Canal YouTube: mamãe é geek


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