Scratch - O Pinguim adora Rosquinha
Encontrei um material de Scratch e adaptei para as crianças brincarem.
O Lucas escolheu o ator Pinguim para saborear uma deliciosa rosquinha. E nhac, nhac!
Com clique duplo selecione o pinguim e a rosquinha:
Encontrei um material de Scratch e adaptei para as crianças brincarem.
O Lucas escolheu o ator Pinguim para saborear uma deliciosa rosquinha. E nhac, nhac!
Os atores no palco
Era uma vez um pinguim e uma rosquinha
Ensinando nossas crianças - Espaço mamãe 👩
Para criar esta pequena animação basta entrar no site do Scratch e clicar no botão "Criar".
Simples! (^ ^)
Agora é só seguir o passo a passo do material que adaptei.
O Pinguim adora
Rosquinha
O pequeno pinguim gosta muito de comer rosquinha. Hoje ele
entrou no mundo do Scratch e encontrou uma deliciosa rosquinha na frente dele.
Você pode ajudar o pinguim a comer essa rosquinha? Vamos, ajude o pinguim!
Instrução:
a) Escolha um Novo Ator
na Biblioteca de Atores. Os atores são classificados em diferentes tipos e você
pode escolher o ator desejado de acordo com a sua história.
b) O Palco é a
arena onde os atores se movem e agem. Você pode adicionar um pano de fundo no
palco para tornar sua história mais interessante e real.
Com clique duplo selecione o palco:
c)
Sistema de Coordenadas:
Cada
ator tem sua própria posição no palco. Para movê-los, precisamos primeiro nos
familiarizar com o sistema de coordenadas do palco.
A coordenada central do palco situa-se em (0,0), com a
direção horizontal como eixo X e direção vertical como Y.
Dividida pela coordenada central, a parte direita do eixo X
é o eixo X positivo (+) e a parte esquerda, eixo negativo X (-);
A parte superior do eixo Y dividida pela coordenada central
é o eixo Y positivo e a parte inferior, eixo Y negativo.
Conhecer os sistemas de coordenadas é o passo essencial para
operar a posição de todos os atores no palco.
Neste programa, o pinguim quer comer a rosquinha. Para o programa começar, pressione a bandeirinha e o pinguim se moverá em direção à rosquinha. Tocará um som quando o pinguim pegar a rosquinha.
Cada ator (pinguim e rosquinha) terá uma programação.
Programação para a Rosquinha
Programação para o Pinguim
Enquanto estava eu tentando adivinhar a posição da rosquinha, o Henrique rapidamente viu no canto direito da tela o valor de X e Y e escreveu no bloco "Deslize".
Essas crianças são ligeiras! (^ ^;)
Essas crianças são ligeiras! (^ ^;)
Adaptação do material: Kids maker rocks with the robots.
Uma ótima brincadeira!
Canal YouTube: mamãe é geek
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